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18.1 Diversidade e Gênero no Universo Infanto-Juvenil

Coordenador@s: Alcileide Cabral do Nascimento (UFRPE), Flávia Ferreira Pires (UFPB)
Nos últimos encontros do Fazendo Gênero os simpósios temáticos propostos sobre a infância, adolescência e juventude, revelaram-se espaços importantes na interlocução entre pesquisador@s de várias regiões do país e de outros países, oportunizando olhares, histórias e saberes interdisciplinares sobre o universo infanto-juvenil ao reunir pesquisas de diferentes áreas de conhecimento.
Este Simpósio Temático pretende dar continuidade a esse profícuo debate, com a discussão de trabalhos sobre crianças, adolescentes e jovens que enfoquem a problemática da diversidade por onde perpassa a dimensão de gênero, geração, orientação sexual, classe social, pertencimento religioso, orientação política (entre outros). O objetivo do Simpósio é multiplicar os critérios de diferença e contribuir para o estabelecimento da questão da alteridade na plataforma acadêmica e na política atual. Ao mesmo tempo, discutiremos os desafios teórico-metodológicos nesta área de estudos que vêm se expandindo no Brasil e no mundo.
Serão privilegiadas pesquisas que tenham um viés interdisciplinar, assim como serão selecionados estudos de diversas áreas de pesquisa (História, Ciências Sociais, Antropologia, principalmente), indo ao encontro da nossa convicção da necessidade de deslocar as fronteiras disciplinares para melhor compreender a infância, a adolescência e a juventude.

Local: Sala 302 do CFH

Resumos


26/08 - Quinta-feira - Tarde (14h às 18h)
  • Maria Manuela Martinho Ferreira (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Univ Porto)
    O trabalho de fronteira nas relações entre géneros – "brincar ao faz-de-conta" e processos de construção social de identidades homo e heterossociais de género entre crianças no Jardim de Infância
    No cruzamento da Sociologia da Infância e dos Estudos de Género procura-se mostrar o papel activo que as crianças têm na construção social das suas relações e identidades de género quando meninas e meninos brincam ao "faz-de-conta" no contexto do Jardim de Infância.
    O recurso a descrições etnográficas de situações observadas em zona de transgressão de género procura surpreender i) a noção de género como relações e identidades em que o sentido de pertença se constrói por referência a múltiplas dimensões sociais - género, classe social, sexo e idade –, implicando negociações de identidade de género geradoras de masculinidades e feminilidades plurais, fragmentadas e contraditórias, instáveis e em transformação;
    ii) como é que as crianças, ao interpretarem o mundo em termos de um conhecimento genderizado são capazes de se posicionar de variados modos no seio de um conjunto de discursos e práticas e aí desenvolver subjectividades, tanto em conformidade como em oposição face aos modos pelos quais os outros também as posicionam; iii) como o género é negociado e mantido pelo contínuo trabalho de fronteira das relações entre géneros, elucidando as dinâmicas do(s) poder(es) vs. resistência(s) que operam na negociação das fronteiras e das identidades de género.
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