Você está em: Página inicial » Oficinas » 06. Mulheres e artes visuais: uma história de opressão e invisibilidade

06. Mulheres e artes visuais: uma história de opressão e invisibilidade

Coordenador@s: Rosina Salete de Franceschi (FURB)
Local: Sala 228 do CCE/A

Identificar as práticas e pedagogias visuais culturalmente legitimadas ao longo da história da arte;
Perceber a opressão e as discriminações de gênero no campo das artes visuais;
Conhecer e identificar a arte produzida por mulheres ao longo da história.

Metodologia
A oficina constará de reflexões teórico-práticas com uso de slides/imagens e breve histórico de história da arte.
Será oportunizado aos participantes algumas vivências e atividade prática que culminem no entendimento relativo a questões. Será usado multimídia, revistas e imagens de obras de arte. O tempo de 8h será intercalado em teorizações, leitura de imagem e prática.

Bibliografia
1. BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
2. BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus da arte na Europa e seu público. São Paulo: USP/Zouk, 2003.
3. BUENO, Kátia Maria Penido. Construção de habilidades: trama de ações e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
4. CORRÊA, Ayrton Dutra. Entrelaçamentos entre trajetórias pessoais e profissionais. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. (Org.). Arte, Educação e Cultura. Santa Maria: UFSM, 2007. (131-151).
5. FIAMONCINI, Rosina Salete de Franceschi. "[...] Ela sempre dizia assim: profissão de mulher é o magistério" - Razões e paixões para escolhas da profissão. Org. Neide de Melo Aguiar Silva. In: Representações Sociais em Educação: determinantes teóricos e pesquisas. Edifurb, Blumenau, 2009.
6. FIAMONCINI, Rosina Salete de Franceschi. Mulheres, docência e artes visuais: que trama de escolhas são estas? In: Blumenau em cadernos, t.50, n.5,p. 31-46, out. 2009.
7. FIAMONCINI, Rosina Salete de Franceschi. Entre o giz e o pincel: um estudo sobre os percursos educacionais de artistas plásticas e professoras de artes. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação). FURB-Universidade Regional de Blumenau.
8.LOPONTE, Luciana Gruppelli. Gênero, arte e educação: ampliando espaços. Pátio – Revista Pedagógica. Porto Alegre, Artes Médicas Sul Ltda. Ano 3, n. 10, ago/out, 1999. p. 52-55.
9.SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e pintura feminina histórica no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, RBCS, n. 50, v. 17, p. 143-157, 2002.
Apresentação | Site geral do FG | Comissões | Inscrições | Programação | Cronograma | Anais Eletrônicos | Simpósios Temáticos
Pôsteres | Minicursos | Oficinas | Reuniões | Cultura | Lançamentos | Mostra Audiovisual | Mostra de Fotografias
Crianças no FG9 | Informações úteis | Hospedagem | Transporte | Notícias | Entre em Contato
Visite o web-site da DYPE Soluções!