Local: Auditório Elke Hering da Biblioteca Central
O objetivo do mini curso Cinema, afetividade e mulheres negras é propiciar contatos com uma filmografia que privilegiou de forma positiva as mulheres negras e, a partir de filmes e documentários que serão exibidos, refletir sobre a formação dos estereótipos de gênero e raça no cinema. Espera-se ainda que a partir do contato com essa filmografia os/as participantes possam construir novas categorias acadêmicas como a afetividade, identidade, corporalidade, ancestralidade e memória para análise de filmes em que mulheres negras sejam protagonistas
Metodologia
A proposta do Mini-curso Cinema, afetividade e mulheres negras é projetar e discutir os documentários “A mãe dos netos”, de Isabel Noronha e Vivian Altman, Moçambique, (2008), e “Carolina”, de Jeferson De, Brasil, (2003), e os filmes: “Crooklyn – Uma família de pernas pro ar”, de Spike Lee, EUA, (1994); “Filhas do Vento”, de Joel Zito Araújo, Brasil (2004); “Moolaadé” de Ousmane Sembene, Burkina Fasso, (2004); e “Quando a noite cai” de Patrícia Rozema, Canadá, 1995, como possibilidade de reconstruir histórias de amor, afetos, ancestralidade, memória e identidade de gênero. O Mini curso, abordará aspectos históricos, artístico e culturais associados à história do cinema; a função educativa do cinema; um pequeno panorama sobre o cinema negro e o negro no cinema enfatizando as mulheres negras e a representação do amor e do afeto nos clássicos do cinema mundial, em contraponto com os filmes que serão apresentados
Bibliografia
A Imagem dos Negros nos Meios de Comunicação – Revista Mídia e Etnia – Ano 1 Número 1 – Prefeitura Municipal de são Paulo, - Secretaria de Participação e Parceria Coordenadoria dos Assuntos da População Negra. São Paulo, 2005 (pág. 05-57)
ALMEIDA, Milton José de. Cinema arte da memória. Campinas: Autores Associados, 1999.
ARAÚJO, Joel Zito. A Negação do Brasil – O negro na telenovela brasileira. São Paulo : Senac, 2000
DE, Jéferson; CARVALHO, Noel dos Santos. Dogma feijoada: o cinema negro brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial, 2005. (pág. 17- 101)
HOOKS, Bel. Vivendo de amor. In: WERNECK, Jurema, MENDONÇA Maisa, WHITE Evelyn C. (Org). O Livro da Saúde das Mulheres Negras - Nossos passos vêm de longe. Rio de Janeiro: Pallas & Criola, 2000
SANTOS, Marcos Ferreira. As filhas do vento e a ancestralidade africana: A alma de Orfeu-Jeliya-Griot. In. SOUZA, Edileuza Penha de. (Org.). Negritude, cinema e educação: caminhos para a implementação da Lei 10.639/2003. Belo Horizonte: Mazza, 2007. v. 2.
SIQUEIRA, Maria de Lurdes. Intelectualidade negra e pesquisa científica. Salvador: Edufba, 2006
SODRÉ, Muniz. As Estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006
SOUZA, Edileuza Penha de. (Org.). Negritude, cinema e educação: caminhos para a implementação da Lei 10.639/2003. Belo Horizonte: Mazza, 2007. v. 2.
______. Negritude, cinema e educação: caminhos para a implementação da Lei 10.639/2003. Belo Horizonte: Mazza, 2006. v. 1.
TEIXEIRA, Inês A. de Castro; LOPES, José de Sousa Miguel (Org.) A Mulher vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.