02. Direito e relações de gênero |
Coordenador@s: Claudia Regina Nichnig (UFSC), Emilia Juliana Ferreira (UFSC), Isadora Vier Machado (UFSC) |
Local: Sala Harry Laus da Biblioteca Central
Este mini-curso tratará de questões jurídicas relacionadas ao gênero. Destina-se a pessoas que não são da área jurídica e que necessitam possuir um conhecimento básico acerca dos principais direitos garantidos pelo Direito Brasileiro, no que tange às questões de gênero. Dessa forma, busca-se instrumentalizar quem pesquisa questões de gênero para o uso do ordenamento jurídico do nosso país. Serão estudados os direitos fundamentais, previstos na Constituição Federal, direitos civis, incluindo os relativos à família, conjugalidades e adoção, direitos penais, relacionados à violência de gênero e direitos sexuais e reprodutivos, em especial a questão do aborto.
Metodologia
Serão realizadas aulas expositivas e dialogadas com os participantes do mini-curso, efetuando-se uma análise dos tópicos propostos. Como recursos serão utilizados power point ou transparência, bem como esquemas distribuídos aos participantes. Além disso, será realizada uma dinâmica relacionada ao conhecimento dos direitos e as relações de gênero.
Bibliografia
ALVARENGA, A. T. ;. SCHOR, N. O Aborto - Um Resgate Histórico e Outros Dados. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo-SP, v. IV, n. 2, p. 12-17, 1994.
CAMPOS, Carmen Hein de (Org.). Criminologia e feminismo. Porto Alegre: Sulina, 1999.
CARBONERA, Silvana Maria. O papel jurídico do afeto nas relações de família. In: FACHIN, Luiz Edson (coord.). Repensando fundamentos do direito civil brasileiro. Rio de Janeiro: Renovar, 1988, p. 273-313.
CARVALHO, Érika Mendes de. O tratamento penal da violência doméstica no Brasil: uma abordagem crítica. Revista da Associação Brasileira de Professores de Ciências Penais. São Paulo, ano 3, p. 207-233, jan./jul. 2006.
DIAS, Maria Berenice. A Lei Maria da Penha na justiça: a efetividade da Lei 11.340/06 de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
_________. Manual de direito das famílias. 4.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
FACHIN, Luiz Edson. Direito de família: elementos críticos à luz do novo código civil brasileiro. 2.ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.
FRENTE DE MULHERES FEMINISTAS. O que é aborto. São Paulo: Cortez Editora, 1980.
HIRIGOYEN, Marie-France. A violência no casal: da coação psicológica à agressão física. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
IZUMINO, Wânia Pasinato. Justiça e violência contra a mulher: o papel do sistema judiciário na solução dos conflitos de gênero. 2. ed. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2004.
MACHADO, Lia Zanotta. Os novos contextos e os novos termos do debate contemporâneo sobre o aborto. A questão de gênero e o impacto social das novas narrativas biológicas, jurídicas e religiosas. Brasília: Série Antropologia n°419, 2008.
SABADELL, Ana Lúcia. Perspectivas jussociológicas da violência doméstica: efetiva tutela de direitos fundamentais e/ou repressão penal. Revista dos Tribunais/ Fascículo Penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, ano 94, v. 840, out. 2005.
|
|
|